Portugal adere ao Programa Europeu de Tradução Automática


Portugal adere ao Programa Europeu de Tradução Automática

Acaba de ser assinado, no dia 5 de Março do corrente, um Memorando de Entendimento entre o INPI-PT e a Organização Europeia de Patentes (OEP), assegurando a participação portuguesa no Programa Europeu de Tradução Automática (EMTP).

O acordo vai permitir a tradução automática, para a língua Portuguesa, dos elementos básicos (Título, Reivindicações e Resumo) das invenções nas Bases de Dados da rede online Espacenet. Estas serão acessíveis – gratuitamente – via Internet.

A tradução é de qualidade tecnicamente muito elevada, sendo garantida através de um software internacional de alto gabarito, apoiado em dicionários especialmente desenvolvidos e validados por especialistas do INPI-PT e da OEP.

A nossa língua é uma das primeiras a ser abrangida no Programa, ao lado do Inglês, Francês, Alemão e Espanhol. Deste modo, os inovadores irão ter acesso a partir do próximo ano, na língua portuguesa, a mais de 55 milhões de documentos contendo a mais avançada tecnologia patenteada. O projecto contribuirá, ainda, para que o Português assuma o seu justo posicionamento como língua de referência em termos tecnológicos.

[ Voltar ]
Destaques

III Seminário sobre Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa

Ler mais...

Português pode vir a ser lingua de pedido do sistema internacional de marcas

Ler mais...
 
Visitas: 43923601