Comissão Europeia lança prémio sobre Desenvolvimento destinado aos jovens


A Comissão Europeia organiza, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio “Desenvolvimento” para Jovens, centrado nas questões ambientais e no seu impacto nos países em desenvolvimento. Esta edição do concurso  tem por tema "A África  e o  Desenvolvimento Sustentável" com o objectivo  de fomentar a participação activa dos jovens, alertando para os perigos suscitados pelas alterações climáticas.

São convidados a participar todos os jovens dos 27 Estados membros com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, através de trabalhos artísticos que ilustrem a sua percepção do impacto das alterações ambientais nos países em desenvolvimento, afectados pelo aquecimento global e pela dificuldade de acesso a água potável.

Englobados   no âmbito do desenvolvimento sustentável, os trabalhos a concurso devem  incidir em três  três temáticas, exploradas de forma isolada ou articulada: Alterações Climáticas, Água e Energia e Turismo Sustentável.

Todas as participações terão de ser compostas por duas partes distintas, uma mensagem  breve , que poderá  ser redigida em qualquer das 23 línguas oficiais da União Europeia, e um trabalho artístico que pode assumir a forma de  um cartaz ou de  uma apresentação multimédia. A participação será limitada a um trabalho por aluno, devendo este estar associado a uma escola.

Os vencedores nacionais, bem como os segundos classificados de cada país, acompanhados dos respectivos professores, serão convidados para uma visita de dois dias a Bruxelas, durante a qual terá lugar a cerimónia de entrega dos prémios.

O prémio para o vencedor do concurso à escala europeia será uma viagem a África, organizada com o objectivo principal de apresentar, no terreno, a acção da UE em matéria de ajuda ao desenvolvimento.

Prazo para entrega dos trabalhos: 31 de Março de 2008

Para mais informações: http://www.dyp2007.org/ww/pt/pub/dyp2007/homepage.htm

[ Voltar ]