Lançamento do Espaço Virtual da Lusofonia


 edificio_inpi_br

Realiza-se, nos próximos dias 1 e 2 de Março, na Cidade do Rio de Janeiro, o Fórum Lusófono de Cooperação no domínio da Propriedade Industrial.

Esta reunião marcará o lançamento oficial do Portal da Lusofonia, isto é, um fórum virtual em língua portuguesa, que congrega todos os países lusófonos e as principais Organizações Internacionais do domínio da propriedade industrial, que disponibilizará informação relevante sobre o sistema de Propriedade Industrial nos diversos países de língua oficial portuguesa.

O objectivo deste espaço virtual passa por contribuir para criar as condições de partida necessárias para a valorização e afirmação da língua portuguesa enquanto língua tecnológica no âmbito da actual sociedade do conhecimento e da informação através da disponibilização de um centro de documentação em língua portuguesa, bem como, de uma Bolsa de Cooperação catalizadora de iniciativas de cooperação entre os países da CPLP.

Através do Centro de Documentação, denominado LUSOPAT, estarão disponíveis on-line, numa primeira fase, mais de 200.000 documentos de Patentes, Modelos de Utilidade e similares em língua portuguesa, oriundos das bases de dados de todos os países da CPLP. Esta será a maior base de dados de patentes em língua portuguesa existente em todo o mundo.

Empresas, Investigadores, Universidades, profissionais de PI, de língua portuguesa e não só, poderão realizar pesquisas, prospecção tecnológica, acompanhar o aparecimento de novas tecnologias e encontrar soluções para os seus problemas técnicos, de forma instantânea e sem qualquer custo.

No quadro da Bolsa de Cooperação serão promovidos projectos conjuntos e parcerias efectivas de cooperação, através do envolvimento activo de parceiros internacionais que actuam nos domínios da propriedade industrial e da inovação. Esta Bolsa constitui um catalizador de iniciativas de cooperação, sistematizando e maximizando os seus resultados através de uma superior racionalização dos recursos existentes, evitando a duplicação de esforços, frequentemente verificada.

Para além do lançamento do portal da lusofonia esta reunião deverá permitir o debate entre os responsáveis pelo institutos de propriedade industrial de todos os países de língua portuguesa, assim como, pelos representantes das principais Organizações Internacionais do domínio da propriedade industrial – OMPI, OEP, OAPI e ARIPO – das linhas estratégicas da cooperação entre os países de língua portuguesa no domínio da propriedade industrial.

[ Voltar ]