INPI inaugura Superintendência Norte no Espaço CBA de Inovação e amplia presença na Amazónia
INPI inaugura Superintendência Norte no Espaço CBA de Inovação e amplia presença na Amazónia
INPI inaugurou, nesta quinta-feira (30/10), sua primeira superintendência na Região Norte, instalada no Espaço CBA de Inovação, em Manaus (AM). A iniciativa marca um novo capítulo na trajetória do Instituto e representa um avanço estratégico para o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia.
Com a presença física do INPI no estado, empreendedores, pesquisadores e instituições locais passam a ter maior interlocução com o Instituto, estimulando a proteção de criações, produtos e processos desenvolvidos na região. O objetivo é ampliar a interação com o ecossistema amazônico de inovação e fomentar atividades voltadas ao uso sustentável da biodiversidade brasileira.
Durante a solenidade, foram assinados Acordos de Cooperação Técnica entre o INPI e instituições parceiras da região — o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) — com o propósito de fortalecer ações conjuntas de pesquisa, inovação e bioeconomia. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) esteve representado pelo diretor do Departamento de Patrimônio Genético e Cadeias Produtivas dos Biomas da Amazônia, Rafael de Sá Marques.
O evento contou com a presença do presidente do INPI, Júlio César Moreira, do diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, e de representantes das instituições parceiras. A programação também incluiu apresentações sobre Indicações Geográficas da Região Amazônica, destacando o Guaraná de Maués (AM), o Queijo de Marajó (PA) e as Panelas de Barro de Raposa (RR), exemplos de produtos cuja identidade e valor estão diretamente ligados ao território e ao saber local.
De acordo com o presidente do INPI, Júlio César Moreira, a inauguração é um passo decisivo para o apoio à inovação em toda a Região Norte e, em particular, na Amazônia. Moreira ressalta que a propriedade industrial se constitui como um elemento central para o uso sustentável da biodiversidade brasileira, fomentando o desenvolvimento econômico e social.
“A Superintendência Norte representa um marco na atuação do INPI, em prol do desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Essa inauguração concretiza o compromisso do INPI em estar presente em todas as regiões do país, promovendo, de forma estruturada, inovação, competitividade e inclusão produtiva a partir da propriedade industrial. Isso é a nossa estratégia de país”, resumiu Moreira, que prometeu ampliar o quadro de pesquisadores na unidade com um concurso regional.
Para o diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, a chegada do INPI ao Espaço CBA de Inovação integra a estratégia do MDIC de descentralizar e democratizar o acesso aos serviços do Instituto, fortalecendo a presença institucional na Amazônia e estimulando o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
“Receber o primeiro escritório do INPI da Região Norte dentro do Espaço CBA de Inovação é um passo histórico para o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da Amazônia. Essa presença aproxima os empreendedores, pesquisadores e instituições locais das ferramentas de proteção à propriedade intelectual, fundamentais para transformar conhecimento e biodiversidade em negócios sustentáveis. Agradecemos ao INPI e ao MDIC pela escolha do CBA como sede dessa nova unidade, que reforça o papel do Centro como articulador da bioeconomia e símbolo da presença ativa do MDIC na Região Norte. Essa parceria consolida um ambiente favorável à geração de bionegócios, à valorização da floresta e ao fortalecimento da bioeconomia brasileira”, destacou Miranda.