INPI publica relatório sobre investimentos em ativos intangíveis no Brasil
INPI publica relatório sobre investimentos em ativos intangíveis no Brasil
Segundo o relatório, o Brasil investiu US$ 312 bilhões em ativos intangíveis em 2023, patamar próximo ao do Canadá e logo abaixo da Itália, à frente de economias como Espanha, Holanda, Suécia e Índia.
O estudo aponta que o investimento intangível já equivale a 7,6% do PIB brasileiro, uma referência de escala próxima à de setores como o agropecuário (6,0%) e o financeiro (6,6%), e superior à da indústria extrativa, que inclui mineração e petróleo (3,7%).
Com relação às marcas, o Brasil é a quinta maior economia do mundo em investimento absoluto em marcas (US$ 79 bilhões), à frente de França, Itália e Espanha. As marcas respondem por 25% do investimento intangível do país, participação maior que a do Reino Unido.
Outro indicador importante do documento é que cerca de 72% do investimento intangível do país ainda não é capturado pelas Contas Nacionais, reflexo de uma convenção contábil internacional, adotada globalmente, que trata gastos com marcas e capital organizacional como despesa corrente, não como investimento. O mesmo padrão de subestimação aparece, em graus variados, nas 29 economias cobertas pelo estudo.
Acesse