Institutos de PI da CPLP reúnem à margem das Assembleias Gerais da OMPI

Institutos de PI da CPLP reúnem à margem das Assembleias Gerais da OMPI

Os vários Institutos de Propriedade Industrial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estiveram presentes nas 66.ªs Assembleias dos Estados membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que decorreram em Genebra, entre 8 e 17 de julho.
As delegações dos institutos da CPLP realizaram uma reunião conjunta, à margem das Assembleias Gerais de OMPI, onde foi assinada a Adenda ao Memorando de Entendimento, que alterou a periodicidade das Jornadas Lusófonas de PI para bianual. Durante o encontro foi ainda feito o ponto de situação da Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Económica na CPLP 2022-2027, assim como das várias iniciativas de cooperação internacional previstas.
Os representantes dos países lusófonos tiveram também oportunidade de reunir, em Genebra, com o Instituto Europeu de Patentes, com o objetivo de fomentar a inovação e discutir estratégias para a construção de um ecossistema de PI no seio da Lusofonia.
Os institutos de PI da CPLP reuniram ainda com o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), num encontro onde foram abordadas novas atividades e projetos de colaboração conjuntos em prol dos utilizadores dos sistemas de PI à escala global.
A Língua Portuguesa foi um dos pontos abordados nesta 66.ª edição das Assembleias Gerais da OMPI. O Embaixador João Mira Gomes, em representação da delegação portuguesa, destacou durante a sessão de abertura a importância do reforço da Língua Portuguesa na OMPI.
No decorrer da discussão do ponto relativo ao Sistema de Madrid, Portugal, representado pela Presidente do Conselho Diretivo do INPI, Ana Bandeira, saudou o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento Jurídico do Sistema de Madrid, nomeadamente o reconhecimento do português como candidata a língua do Sistema de Madrid.
Participaram nas 66.as Assembleias Gerais 1.600 delegados, em representação de 194 Estados membros da OMPI.